sábado, 3 de outubro de 2009

Você já ouviu falar em Workplace Bullying?


Há alguns anos, um fenômeno nada agradável tem sido tema de preocupação entre especialistas da área educacional: o chamado Bullying.
Apesar de ocorrer com maior frequência no ambiente escolar - entre crianças e adolescentes - infelizmente, este também é uma figura presente no cotidiano de muitos adultos, nos seus ambientes de trabalho, com a denominação Workplace Bullying.
Consiste em situações em que um ou mais trabalhadores são submetidos a condutas negativas, como humilhação, perseguição, discriminação e maus-tratos no trabalho, sem que possam se defender, constituindo-se em afronta à sua dignidade. A violência moral no ambiente de trabalho não é um fenômeno novo. As leis que tratam do assunto ajudarão a atenuar a existência do problema, mas não o resolveram de todo. Há a necessidade de conscientização da vítima e do agressor(a), bem como a identificação das ações e atitudes, de modo a serem adotadas posturas que resgatem o respeito e a dignidade, criando um ambiente de trabalho gratificante e propício a gerar produtividade. Essa prática é passível de indenização na esfera trabalhista, e vem sendo aplicadas com severidade pelo judiciário, como forma de coibir a disseminação de tal prática, que é abominável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário