domingo, 13 de setembro de 2009

"Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito:plante um hábito,colha um caráter; plante um caráter,colha um destino".

Stephen Covey

2 comentários:

  1. Será que eu falei o que ninguém ouvia?
    Será que eu escutei o que ninguém dizia?
    Eu não vou me adaptar.
    Nando Reis.

    ResponderExcluir
  2. Bullying: ameaça corriqueira
    A nomenclatura bullying representa todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.
    O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a sua ocorrência entre os alunos, ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.
    Com apenas 16 anos, a carismática atriz e cantora Miley Cyrus – que interpreta a personagem Hannah Montana da Disney – revelou na sua auto-biografia ( Miley Cyrus: Miles To Go, lançada nos EUA nesta última terça [03/03] que no início da sua adolescência sofreu o bullying: as meninas faziam complô contra ela e isso tinha até nome “Clube Anti-Miley”. A atriz afirma que se sentia "sozinha e infeliz". Mas, por possuir um suporte de família, a cantora conseguiu superar esse problema e hoje é considerada a nova princesa da Disney.
    A novela Caminho das Índias, transmitida pela Rede Globo, mostra esse problema: um grupo de meninos, provavelmente todos pertencentes a famílias desestruturadas, agridem verbal e fisicamente outros colegas que não possuem recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos danosos contra si. Na maioria dos casos, a culpa desse comportamento é dos pais que exercem uma supervisão pobre sobre seus filhos, toleram e oferece como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo, como vemos na novela com o ator Duda Nagle - Zeca/o filho - e o seu pai César Gallo (Antônio Calloni) e sua mãe Ilana Gallo (Ana Beatriz Nogueira).
    Entretanto, muitas vezes, a culpa também é da escola: as medidas adotadas pelas escolas para o controle do bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.
    Silvia Correia
    Publicado no Recanto das Letras em 05/07/2009
    Código do texto: T1683356

    ResponderExcluir